O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai liberar um canal de atendimento que permite agendamentos para atendimento presencial em casos de demandas que não podem ser resolvidas por canais remotos.
O agendamento pelo telefone 135 será liberado a partir da próxima quinta-feira (15).Por meio da ligação, o atendente analisará a solicitação e fará o andamento caso a situação se enquadre nos casos listados na portaria. O agendamento poder ser feito também nas agências.
O agendamento para os atendimentos abrange serviços como os de contestação de Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) metodologia pela qual se identifica quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional.
Também se enquadram nos casos previstos pela portaria os atendimentos solicitados por:
- Portadores de necessidades especiais (maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual);
- órgãos mantenedores inválidos que, por isso, impossibilitam a solicitação de serviços; consultas à consignação administrativa;
- Pensão especial vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
- Pensão mensal vitalícia do seringueiro e de seus dependentes; e pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru (PE).
A lista contempla beneficiários cujos requerimentos foram concluídos "sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito";
- Casos de solicitação de retificação da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Casos de parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do monitoramento operacional de benefícios presencial (MOB Presencial);
- Casos em que seja necessária a ciência do cidadão sobre a necessidade de inscrição no CadÚnico (registro do governo federal sobre as famílias de baixa renda, por meio do qual o cidadão pode participar de programas sociais);
- E, demais casos em que haja "impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos".