Neste período do ano, os bancos de sangue sofrem com a ausência dos doadores, pois nos dias de inverno poucos se lembram que muitos pacientes internados nos hospitais necessitam das doações de sangue para sobreviver.
No Banco de Sangue de Ribeirão Preto, a situação está crítica, os estoques sanguíneos sofreram uma queda de 30%. Essa baixa tende a se acentuar nos próximos dias, caso não haja uma mobilização grande de doadores.
Para ajudar nessa mobilização, a instituição está disponibilizando transporte gratuito aos doadores, sendo táxis para 1 a 4 pessoas e vans para grupos de 12. Para solicitar o transporte, o doador deve entrar em contato pelo tel.: (16) 99702-0830.
De acordo com a Dra. Maria Isabel, Médica Hematologista do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, são necessárias 70 doações diárias para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos. Porém essa meta não vem sendo atingida nos últimos dias, colocando os estoques de sangue em colapso.
Recentemente o Banco mudou de endereço e está agora na Rua Quintino Bocaiúva, 975, a apenas 50 metros do antigo local. O novo ambiente dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo para acolher o doador de sangue atendendo de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h.
