O Banco Central divulgou informações do Boletim Focus, onde o mercado financeiro subiu a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, para 8,45% neste ano. A previsão é maior do que a da semana passada, quando estava previsto em 8,35%.
É a vigésima quinta semana consecutiva que a projeção de inflação é corrigida para cima. A projeção dos economistas do Boletim Focus para a inflação já está acima do centro da meta de 2021, de 3,75%, sendo que a margem de tolerância é de 1,5 ponto (de 2,25% a 5,25%). Para 2022, os especialistas projetam a inflação a 4,10%, maior que na semana passada quando a estimativa era de 4,03%,
Previsão do crescimento da economia permaneceu estável em 5,04%. Mesmo assim, a previsão é menor do que a há cinco semanas, quando o crescimento previsto era de 5,27%. O Boletim Focus é elaborado semanalmente pelo Banco Central. São utilizadas as projeções dos especialistas das 100 principais instituições ligadas ao mercado financeiro do Brasil.