Hoje é dia daquele que forma todos os outros profissinais, o Professor. A data visa chamar a atenção da sociedade para a importância da valorização dos educadores brasileiros. Celebrado nacionalmente em 15 de outubro, o Dia do Professor é o resultado da luta de uma mulher, filha de ex-escravos, que acreditava que a educação era o caminho para o futuro.
Antonieta de Barros (1901-1952), a primeira mulher negra a ser eleita no país, instituiu a data para que os educadores passassem a ser vistos como importantes agentes de mudanças na sociedade. Pela Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, Antonieta criou o Dia do Professor. Vinte anos depois, em outubro de 1963, o então presidente João Goulart tornou a lei nacional.
Nos últimos tempos de pandemia os professores tiveram que se reinventar para continuar passando conhecimentos. O professor não parou na pandemia. Ele estudou ainda mais para poder transmitir conteúdos, abrindo mentes para criatividade.
Para o professor e escritor conhecido pelos livros que escreveu para a série Vaga-Lume, Luiz Puntel, o professor teve que tirar o "s" da palavra crise e assim formar o verbe crie. " Na pandemia tivemos que sair do presencial, como costume dizer, do cuspe e giz, e viemos para o online. Assim tivemos que nos resignificar e reaprender" disse Puntel
Todos nós temos nossos professores inesquecíveis e temos consciência que eles nos ajudaram a sermos que somos hoje. Seja pela postura, pelo conhecimento ou pelas atidudes e exemplos. Ser professor vai além do diploma. " É aquele que mostra um caminho, que acolhe e ajuda numa caminhada", finaliza Puntel
Adriana Cristofoli.