O diretor Matt Reeves, revelou que o novo Batman dos cinemas, estrelado por Robert Pattinson, foi inspirado em Kurt Cobain, o saudoso líder do Nirvana. Em entrevista à Empire, o cineasta afirmou que Pattinson “conseguiu aquela coisa de Kurt Cobain”, retratando um “recluso” Bruce Wayne ao invés de “uma versão playboy que vimos antes”.
Aliás, essa inspiração ocorreu quando ele estava ouvindo “Something In The Way”, clássico do álbum Nevermind, de 1991, e que depois entrou no primeiro trailer de The Batman. “Quando eu escrevo, sempre estou escutando músicas. E ao escrever o primeiro ato, coloquei ‘Something In The Way’, do Nirvana”, explicou Matt. “Foi quando me dei conta disso, em vez de fazer um Bruce Wayne na versão playboy que vimos antes, há outra versão que passou por uma tragédia e se tornou uma pessoa reclusa. Então, comecei a fazer essa conexão com (o filme) ‘Últimos Dias’, de Gus Van Sant, e a ideia dessa versão ficcional do Kurt Cobain em uma mansão decadente”.
O diretor continuou ao dizer que o desempenho de Robert Pattinson no longa Good Time, de 2017, era exatamente a proposta que ele queria trabalhar em sua versão do Batman. “Nesse filme você podia realmente sentir sua vulnerabilidade e desespero, mas também podia sentir seu poder”, disse Reeves. “Achei uma ótima combinação. Ele também tem aquela coisa de Kurt Cobain, em que ele parece um rockstar, mas você também sente que ele poderia ser um cara recluso”.