A Equipe de Repressão Aduaneira da Delegacia da Receita Federal em Ribeirão Preto realizou na quinta-feira, 22 de junho, mais uma operação de combate ao contrabando e descaminho. Desta vez, a ação ocorreu em três estabelecimentos que comercializam calçados na região do centro da cidade de Ribeirão Preto, próximos à rodoviária central.
Ao final da operação, foram retidos 864 volumes, em sua maioria com calçados de diversas marcas, além de algumas outras peças de vestuário. O valor estimado das mercadorias é de R$ 1,2 milhão. Essa foi a maior apreensão de mercadorias contrafeitas realizada pela Delegacia da Receita Federal em Ribeirão Preto nos últimos anos.
Após análise preliminar da respectiva documentação, a importação das mercadorias de marcas estrangeiras não foi comprovada como regular.
Além disso, em inspeção visual, ficou clara a contrafação e a utilização de materiais de baixa qualidade na confecção dos produtos, colocando em risco o bem-estar e a saúde da população.
As mercadorias foram separadas e encaminhadas ao Depósito de Mercadorias Apreendidas em Araraquara, onde sofrerão o devido processo legal para sua destinação.
A comercialização irregular de mercadorias estrangeiras, além de poder configurar o crime de contrabando e/ou descaminho, prejudica a sociedade através da sonegação de impostos. Os empresários que importam e comercializam regularmente estas mercadorias também são prejudicados pela concorrência desleal. Há ainda os já mencionados riscos à saúde da população.