O Detran-SP, com a premissa de conscientização dos participantes do mais tradicional rodeio do país, lançou nesta semana a campanha “Alô galera de cowboy, alô galera de peão: quem gosta de rodeio não mistura álcool e direção”, baseada em paródia de uma das mais conhecidas canções sertanejas.
As peças publicitárias da campanha reforçarão que, independentemente da quantidade de álcool ingerido, o seguro é não beber se for dirigir. E indica a adoção do comportamento “motorista da vez” para grupos de amigos que forem curtir a festa. “Quem beber, volta de carona tranquilão” é uma das recomendações destacadas nas peças da campanha, veiculadas em rádios, mídias sociais, portais e outdoors, com foco especialmente nos municípios do entorno de Barretos.
O argumento do Departamento Estadual de Trânsito é o mesmo que embasa a Lei Seca, também conhecida como “Tolerância Zero”, que completou 15 anos recentemente: a evidente redução dos reflexos dos condutores e o comprometimento da capacidade de reação de quem ingere bebida alcóolica. O motorista que consome álcool e dirige, além de colocar a própria vida em risco, também pode ferir e colocar outras pessoas em perigo.
Além da campanha, o órgão estadual de trânsito ainda realizará durante a Festa do Peão blitz de conscientização, em parceria com a AMBEV, para incentivar o público a pensar no consumo consciente de bebida alcoólica, além da importância da ingestão de água e da alimentação durante esse consumo. Dessa forma, com essa parceria, reforçaremos a estratégia do motorista da vez, já que os frequentadores do evento, em sua maioria não residentes na cidade de Barretos, chegam até a festa por meios próprios, como os automóveis.