Alunos que prestaram em 2023 a primeira edição do Provão Paulista Seriado, iniciativa da Secretaria da Educação que garante ingresso direto nos cursos superiores das universidades e faculdades, têm até domingo (24), às 23h59, para optarem pelos cursos superiores de preferência. O prazo foi prorrogado pela Educação. O estudante que não selecionar os cursos não poderá concorrer às 15.369 vagas do Provão Paulista.
A escolha é semelhante à que acontece nos principais vestibulares do país. São essas escolhas que permitirão à Vunesp - responsável pela elaboração e aplicação da prova - e às universidades e faculdades parceiras da Educação no Provão a aprovação e classificação dos candidatos. O resultado será divulgado pela Seduc-SP no dia 26 de janeiro de 2024.
Cada estudante pode optar por até 11 cursos diferentes. Nesta primeira edição, o Provão Paulista disponibilizará vagas no ensino superior a partir de parceria inédita da Seduc-SP e a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Para o processo de escolha, os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal do Provão Paulista por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.
O estudante poderá selecionar entre uma e 11 opções nos três grupos — o primeiro da USP, Unicamp e Unesp, o segundo das Fatecs e o terceiro, da Univesp. Não é obrigatória a escolha de todas as opções e em todos os grupos. Isso fica a critério do estudante.
As opções são distribuídas da seguinte forma:
Para confirmar as opções, é preciso que cada aluno confirme suas escolhas no portal. Elas estarão registradas no perfil de cada estudante.