A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou as campanhas de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação até o dia 30 de novembro, buscando aumentar a cobertura vacinal e a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes.
Até a primeira quinzena do mês, a vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) havia atingido apenas 52,4% da cobertura, com a aplicação de 1,1 milhão de vacinas. A meta é alcançar 2,1 milhões de crianças. Na faixa etária de 5 a 14 anos, a adesão é ainda mais baixa com uma cobertura de 47,6%. Entre as crianças com menos de um ano, a taxa de vacinação é de 70,3%.
A campanha de vacinação, que é totalmente gratuita, está ocorrendo em todos postos e unidades de saúde. No total são oferecidos 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.