Desde o dia primeiro de dezembro, motoristas de todo o Brasil voltaram a receber normalmente a notificação de suas multas de trânsito. Em função da pandemia do coronavírus, o envio da notificação de autuação e, portanto, o pagamento delas havia sido interrompido em fevereiro deste ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Na época, ele determinou a suspensão de prazos relacionados a serviços de trânsito sem determinar uma previsão de retorno. Porém, no final de novembro, o Conselho revogou a medida e apresentou um novo calendário para a volta das notificações.
Para saber se você foi multado durante a pandemia ainda será preciso esperar. A volta da envio a partir de dezembro não significa que todas as suas multas registradas durante a pandemia vão chegar a sua casa imediatamente.
De acordo com o Contran, o envio das notificações de autuação das infrações cometidas entre 26 de fevereiro a 30 de novembro de 2020 irá seguir um cronograma de 10 meses, a partir da data de cometimento da infração.
Ou seja, uma infração cometida em f evereiro e março de 2020 será notificada para você em janeiro de 2021. Já uma infração cometida em agosto de 2020 será notificada para você apenas em junho de 2021.