ALERTA – O aumento na taxa de ocupação de UTI em função da covid-19 em São Paulo obrigou o governo estadual a anunciar uma nova reclassificação para a próxima sexta-feira (22). Dados apresentados em coletiva de imprensa, no início da tarde desta quarta-feira (20), no Palácio dos Bandeirantes, mostram que o Estado de São Paulo está com uma taxa de 70%, enquanto a Grande São Paulo já atingiu 70,5%. Interior e Litoral, sem distinção de regiões, alcançaram a marca de 69,4%, o maior índice desde o início do ano.
Segundo o novo parâmetro elaborado pelos cientistas do Centro de Contingência, uma região entra automaticamente na fase laranja caso tenha mais de 70% das UTIs ocupadas. Se o índice chegar a 80%, passam a valer as regras da fase vermelha.
“Precisamos fazer ajustes em algumas regiões. Não podemos ter sobrecarga em leitos. Além do covid tem traumas, atropelamentos, infartos, isso tudo divide os recursos”, comentou o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn.
Segundo o governador de São Paulo, João Doria, o Interior e Litoral registraram 59,2% no último dia 5. Uma semana depois, o índice foi para 64,2%. A nova atualização já coloca com 69,4%.
Durante a coletiva, Doria também ressaltou que 15.446 profissionais de saúde já foram vacinados no Estado de São Paulo. “É um profissional a cada três minutos. É o programa de vacinação mais eficiente de São Paulo”.