FASE VERMELHA: Apenas serviços essenciais podem funcionar, como padarias, mercados e farmácias. Bares, restaurantes e comércios não podem funcionar.
Atualização do Plano São Paulo nesta sexta-feira (22). — Foto: Divulgação / Governo de SP)
LEITOS DE UTI PODEM ACABAR EM 28 DIAS; GOVERNO ANUNCIA REABERTURA DE HOSPITAL DE CAMPANHA DE HELIÓPOLIS
Na capital paulista, a regra entra em vigor já na próxima segunda-feira (25), aniversário de São Paulo. Para as demais regiões, será feita nos finais de semana dos dias 30 e 31 e 6 e 7 de fevereiro. No entanto, o coordenador Executivo do Centro de Contingência da COVID-19, João Gabbardo, pediu para que a população espere segunda-feira (25) para começar a cumprir as medidas.
"Algumas medidas poderão ser implementadas nos próximos dias adicionalmente às que estamos tomando hoje. Se os indicadores não melhorarem, se as pessoas não mudarem o seu comportamento, como por exemplo, não vamos esperar 2ª feira para começar a cumprir com as medidas hoje anunciadas. A partir de agora as pessoas já devem ter a preocupação de reduzir ao máximo tudo aquilo que pode aumentar a transmissibilidade da doença. Não fiquem esperando decreto. Não fiquem esperando as ordens do governo", disse Gabbador durante a coletiva de imprensa nesta sexta-feira (22).
Além da reclassificação, governo do estado de São Paulo também anunciou novas restrições para combater o avanço do novo coronavírus. As cirurgias eletivas estão canceladas em todos os hospitais públicos e conveniados do estado e o Hospital de Campanha de Heliópolis, na capital, será reativado.
O parâmetro de taca de ocupação de leitos em UTIs na fase vermelha passou de 80 para 75% e nenhuma região poderá passar para as fases verde e amarela antes do dia 8 de fevereiro.