Desde o dia 15 de março, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado de São Paulo atendem apenas a segurados agendados para os serviços de perícia médica e avaliação social. Com a prorrogação da fase emergencial no Estado de São Paulo, a medida se estenderá até o dia 11 de abril. As unidades que não oferecem nenhum dos dois serviços permanecerão fechadas.
Assim como no início da fase emergencial, o INSS entrará em contato com os segurados que possuem agendamentos para serviços diferentes da perícia médica e avaliação social até o dia 11 de abril para reagendar o atendimento. Alguns segurados, no entanto, podem estar com o cadastro desatualizado, o que inviabiliza o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado deve ligar para o telefone 135 antes de ir à agência.
Desde a reabertura das unidades, em setembro de 2020, nenhum atendimento no INSS é realizado sem hora marcada. A medida foi adotada para evitar aglomerações. Por isso, as pessoas não devem ir às agências sem antes agendar o atendimento pelos canais remotos.
Canais remotos
Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.
Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.
Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.