O Ministério da Saúde informou que o Brasil receberá, neste fim de semana, um lote de quatro milhões de doses da vacina Oxford/Astrazenaca enviadas pelo consórcio Covax Facility. Segundo a pasta, 220 mil doses vão desembarcar em solo brasileiro neste sábado, 1º, e cerca de 3,8 milhões no domingo. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva com a participação do ministro Marcelo Queiroga e de técnicos da Saúde.
Durante o anúncio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que concedeu à farmacêutica Moderna autorização de uso emergencial da vacina contra a Covid-19. Segundo o infectologista Renato Kfouri, a aprovação permite que mais países tenham acesso ao imunizante e abre caminho para que ele possa ser distribuído pelo consórcio da entidade.
Também nesta sexta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aprodução do Insumo Farmacêutico Biológico da vacina de Oxford/Astrazeneca pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A previsão da instituição é de que a “validação dos processos do IFA nacional” esteja concluída em julho. Com isto, a partir de agosto, a entidade já deve começar a entregar vacinas 100% produzidas em território nacional.