A Anvisa cancelou definitivamente o estudo clínico da vacina Covaxin, solicitado pela empresa Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda. A decisão foi tomada após avaliação técnica no sentido de que o fim da autorização da empresa Precisa para representar a Bharat Biotech (fabricante da vacina) no Brasil inviabiliza o cumprimento da norma que trata da condução dos estudos clínicos de vacinas no país.
A Agência já havia suspendido o estudo de forma cautelar, na última sexta-feira (23/7), após a comunicação sobre o rompimento de representação entre a empresa Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda. e o laboratório indiano Bharat Biotech.
A Agência também suspendeu de forma cautelar a autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da vacina contra a Covid-19 Covaxin, solicitada pelo Ministério da Saúde. Segundo comunicado, a medida prevalece até que hajam novas informações que permitam “concluir pela segurança jurídica e técnica da manutenção da deliberação que autorizou a importação”.