A Fifa oficializou nesta terça-feira (14) a mudança no formato da Copa do Mundo de 2026, a primeira da história a ser disputada com 48 seleções. O torneio terá 12 grupos com quatro times em cada. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para o mata-mata.
Desta forma, 32 seleções se classificarão para a fase eliminatória da Copa do Mundo 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. Em jogos mata-mata, as equipes se enfrentam até a final.
A “nova” Copa do Mundo, com 48 seleções em 12 grupos de quatro, fará o número de jogos aumentar consideravelmente. Se até a última edição, no Catar, eram disputados 64 partidas, o novo formato estabelece 104 jogos. Para ser campeão, um país disputará 8 jogos, em vez dos tradicionais sete.
A Fifa já tinha oficializado a Copa do Mundo com 48 seleções anteriormente, mas tinha dúvida em relação ao formato do novo torneio. A decisão final foi tomada pelo Conselho da Fifa (instância mais alta da entidade) depois de reunião em Kigali, capital de Ruanda.
Fifa mudou formato para evitar esquema de resultados
Quando decidiu ampliar o número de participantes na Copa do Mundo para 48 seleções, a Fifa inicialmente planejou dividir os times em 16 grupos com três seleções cada. Os dois primeiros de cada chave se classificariam para o mata-mata (também avançariam 32 equipes).
A entidade percebeu, porém, que o formato tinha problemas. Com três seleções em um grupo, a última rodada sempre teria uma equipe descansando. Com isso, as outras poderiam ir a campo e fazer um jogo “combinado” para avançarem, a depender de resultados anteriores.
Seguindo o modelo de grupos com quatro times, que foi estabelecido na Copa do Mundo com 32 seleções, a Fifa mantém um padrão já consagrado (e que faz sucesso).
Fonte: Band.