No último dia 19 de abril foi aniversário de - ninguém mais, ninguém menos – que o Rei: Roberto Carlos!
Um dos maiores nomes da música popular brasileira de todos os tempos, o cantor e compositor nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, faz 80 anos e hoje recebe a nossa homenagem, com uma pequena retrospectiva da sua incrível trajetória.
Ainda criança, Roberto aprendeu a tocar piano e violão, primeiro com sua mãe e depois no Conservatório Musical de sua cidade natal. Foi incentivado pela mãe que cantou pela primeira vez em um programa infantil de rádio na sua cidade, no qual depois tornou-se atração assídua. Cantava boleros e também Bob Nelson, ídolo da época, brasileiro que cantava música country em português.
Nos anos 50, mudou-se para o Rio de Janeiro e entrou em contato com o rock’n roll e o rockabilly. Seu primeiro conjunto musical chamava-se The Sputiniks e tinha Tim Maia em sua formação. O grupo passou a se apresentar no programa Clube do Rock, de Carlos Imperial. Foi nesta época que conheceu Erasmo Carlos, seu maior parceiro musical de toda a vida.
No início da década de 60, começou sua carreira solo, apresentando-se como crooner na boate do Hotel Plaza, em Copacabana, sob influência do samba-canção e da bossa nova.
Ele e Erasmo, que eram grandes fãs Elvis Presley, resolveram investir na música jovem da época e passaram a compor muito juntos. São desta época músicas como Splish Splash, Parei na Contramão, É Proibido Fumar, Quero que tudo vá pro inferno e O Calhambeque.
Junto com Erasmo Carlos e Wanderléa, foi convidado para apresentar o programa de televisão Jovem Guarda, na TV Record, e a partir daí, tornaram-se os grandes responsáveis pelo primeiro movimento musical do rock brasileiro, chamado primeiramente de Iê-iê-iê e depois de Jovem Guarda. O sucesso foi tanto, que Roberto tornou-se um fenômeno nacional e foi lançado como ídolo de uma geração.
A partir da década de 70 – com o fim da Jovem Guarda - passou a fazer canções mais românticas e ganhar a admiração do público adulto e também internacional.
Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. É o o artista solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira, tendo vendido mais de 140 milhões de cópias no Brasil e no mundo, incluindo gravações em espanhol, italiano, inglês e francês.
Lançou muitas outras canções de sucesso estrondoso como Emoções, Como é Grande o Meu Amor por Você, Quando, De que Vale tudo isso, Outra Vez, Por isso eu corro demais, Detalhes, Jesus Cristo, Se você pensa, As canções que você fez pra mim, Eu sou terrível, Todos Estão Surdos, Amigo, Debaixo do Caracóis dos seus Cabelos, As curvas da estrada de Santos, Além do Horizonte, Detalhes, Sua Estupidez e É preciso saber viver, muitas dessas em parceria com Erasmo. Seu sucesso mais recente foi a canção Esse cara sou eu, de 2012.
Muitos dos grandes artistas da nossa música fizeram regravações das canções de Roberto, como Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Elis Regina, Nando Reis, Vanessa da Mata, Lulu Santos, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto e bandas como
Skank, Kid Abelha, Barão Vermelho e Titãs. Nomes internacionais também gravaram Roberto Carlos, como Julio Iglesias e Jennifer Lopez.
Além de tudo isso, durante sua carreira, o Rei ganhou diversos Grammy, foi enredo campeão de escola de samba, gravou filmes e atingiu o topo da parada latina da Billboard.
Viva Roberto, você é o cara! Ou melhor: Esse cara é você! E como é grande o nosso amor por você, que faz parte de cada Detalhe das nossas vidas e que nos deu tantas Emoções, com cada uma das canções que você fez pra nós! Obrigada!
10 curiosidades sobre o aniversariante do dia, o Rei: Roberto Carlos:
1 - Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano.
2 - É o o artista solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira, tendo vendido mais de 140 milhões de cópias no Brasil e no mundo, incluindo gravações em espanhol, italiano, inglês e francês.
3 – Além de muitos artistas nacionais, foi também gravado por nomes internacionais como Julio Iglesias e Jennifer Lopez.
4 – Forma com Erasmo Carlos uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira e compuseram dezenas de canções de sucesso juntos.
5 – Roberto escreveu a canção Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos para Caetano Veloso, quando o baiano estava exilado em Londres.
6 – Roberto também é sucesso no cinema! No fim da década de 60 e início da década de 70 foi estrela de três filmes: Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa e Roberto Carlos a 300 Quilômetros Por Hora.
7 – Ganhou seis Grammy Latinos e um Grammy Awards.
8 – Em 2011, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis foi campeã do carnaval do Rio de Janeiro, com enredo em homenagem à Roberto: A Simplicidade de um Rei.
9 – Formou o seu primeiro conjunto musical com Tim Maia, na época ainda Sebastião Maia: The Sputiniks.
10 – Atingiu o topo da parada latina da Billboard, em 1988.