Sonia Abreu — (Foto: Reprodução)
Pela primeira vez na América Latina, um equipamento público dedica um espaço permanente voltado ao universo dos DJs. No dia 28 de abril, o Centro Cultural Olido, da Secretaria Municipal de Cultura, inaugura a Galeria do DJ "Sonia Abreu", com a mostra "60 Anos de Discotecagem em SP".
A Galeria e a exposição, idealizadas pelo Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo Alê Youssef, e pela coordenadora do CC Olido, Claudia Assef, contou com a colaboração de mais de 100 DJs da cena paulistana para a sua elaboração, contando inclusive com itens de Sonia Abreu, que faleceu em 2019. As peças de Sonia haviam sido doadas a Claudia em vida, pois Sonia acreditava que "um dia ela usaria". A abertura, online, conta com uma tour virtual pela mostra e set "60 Anos de Discotecagem" de DJ Marky. Serão mais de mil itens em exposição.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
A escolha de homenagear Sonia Abreu (1951-2019) para dar nome ao espaço se deu por conta de seu pioneirismo na cena de discotecagem nacional. "A Sonia foi a primeira a realizar muitas coisas: foi uma das primeiras mulheres a trabalharem como sonoplasta no rádio, a primeira DJ mulher a atuar numa discoteca, nos anos 70, a primeira a sair com uma rádio ambulante pelas ruas de São Paulo", afirma Claudia Assef. "Tudo o que ela fazia musicalmente tinha sua marca registrada, que era trazer um mix de novidades musicais de diversas culturas para seus ouvintes."
A exposição "60 Anos de Discotecagem em São Paulo" traz, em ordem cronológica, fotos históricas, flyers de época, figurinos, discos em vinil, instalações audiovisuais e equipamentos que ajudam a contar a linha do tempo da evolução do áudio no Brasil.
A mostra colaborativa teve participação de mais de 100 DJS de várias épocas e estilos musicais, como a própria Sonia Abreu, KL Jay, DJ Marky, DJ Nuts, Vintage Culture, VJ Spetto, Erika Palomino (atual diretora do Centro Cultural São Paulo), L_cio, Tessuto, Gop Tun, Mamba Negra, Tony Hits, Gui Boratto, Davis, Dmitri, Iraí Campos, Julião, Fabio Mergulhão, Claudia Guimarães, e muitos outros.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)