O rádio é um veículo de comunicação que apesar de todo avanço tecnológico ainda permanece ativo, a evolução do rádio na era digital se mantém constante. Graças ao seu valor baixo de aquisição e sua facilidade de transmissão e recebimento de sinais, o rádio está presente em todas as casas.
Assim, ele também é utilizado para informar e entreter, e graças a tecnologia se tornou um meio de comunicação ainda mais eficiente. Permitindo que qualquer pessoa que tenha um smartphone e uma conexão com a internet, possa acessar sua rádio preferida e ouvir, independente em qual local ela esteja. Mas antes de falar sobre o cenário atual do rádio, vamos conhecer um pouco sua história.
Uma breve história sobre o rádio
A história do rádio começa no ano de 1895, através do primeiro teste de transmissão realizado por seu inventor o Guglielmo Marcone, um físico e inventor italiano. Para criar sua invenção ele usou a teoria de ondas eletromagnéticas que foi formulada por James Clerk Maxwell.
Entretanto, aqui no Brasil, o rádio teve sua primeira transmissão no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro. A primeira rádio foi fundada em 1923, por Roquette Pinto e se chamava Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Aliás, a primeira rádio era focada em assuntos relacionados a artes, música e cultura. Com o tempo o rádio se tornou um meio comum de entretenimento, com a transmissão de programas de auditório e novelas.
Dados e estatísticas sobre rádio
Atualmente no Brasil existem cerca de 9 mil rádios, sendo que cerca de 3.209 são FM e 1.921 AM. Das rádios FM cerca de 500, estão localizadas apenas no estado de São Paulo. Já as rádios comunitárias somam 4.641 rádios, sendo que Minas Gerais, tem o maior número, com 749.
Conforme o resultado das pesquisas realizadas, podemos confirmar que cerca de 91% dos brasileiros ouvem rádio no Brasil. Desses ouvintes cerca de 61% ouvem rádio on e off line e 38% ouvem rádio pelo streaming.
Logo, as pessoas passam cerca de quatro horas e meia por dia ouvindo rádio e quase 60% escutam a rádio dentro do carro. Dentre as faixas etárias a porcentagem que ouve rádio é a seguinte:
• 82% de 10 a 19 anos;
• 86% de 20 aos 49 anos;
• 83% de 50 aos 59 anos.
E muito desse aumento no número de ouvintes de rádio, se deve a facilidade que a rádio na era digital trouxe. Já que eles podem ouvir a transmissão em seus smartphones.
A era da rádio online chega ao Brasil
Aqui no Brasil a primeira transmissão de uma rádio online aconteceu em 1995 com um boletim eletrônico iRádio. Já a transmissão das rádios totalmente online, iniciou em 5 de outubro de 1998, a pioneira foi a rádio Totem. Desde dessa primeira transmissão, as rádios online não pararam de crescer!
Sendo assim, atualmente existem cerca de duas mil rádios que fazem sua transmissão de forma, totalmente online! E a tendência é que esse número só cresça. Já que a rádio na era digital é uma transformação que chegou para ficar e que tem agradado cada dia mais pessoas.
Quais as vantagens da rádio na era digital?
Com toda certeza, a maior vantagem é a facilidade de acesso, que antes era ocasionada por um aparelho exclusivo para isso. Hoje a rádio pode ser acessada de um smartphone de qualquer lugar do mundo!
Enfim, antigamente as rádios eram limitadas por sua capacidade de transmissão, ficando limitadas a uma certa quantidade de ouvintes ou região. Com a tecnologia de transmissão via streaming, essa limitação acabou. Agora a rádio pode ser ouvida de qualquer lugar do mundo através de uma conexão com a internet.
Assim, as rádios FM e AM, além da sua transmissão comum, agora podem ser transmitidas de maneira online. Mas com essa possibilidade, também surgiram rádios que são 100% online.
As possibilidades de transmissão da rádio online oferecem muito mais benefícios que a transmissão comum. Com a transmissão online da rádio é possível mensurar sua audiência. Através de relatórios completos, a rádio pode saber em tempo real informações como, a localização dos ouvintes e o horário em que mais pessoas estão conectadas.
Como já falamos, também é possível aumentar sua audiência já que a rádio online permite a transmissão por meio das redes sociais, que a interação com o público é imediata!
O famoso delay muito comum na transmissão de rádio comum, com a rádio online é bem menor, assim o som chega sem atrasos. Além de apenas de ouvir a rádio o ouvindo pode ter muitos outros benefícios, como acesso exclusivo a conteúdos para assinantes da rádio online.
Com tantos benefícios que a rádio na era digital vem demonstrando na vida das pessoas, com toda certeza essa é uma transmissão que veio para ficar!