A paralisação dos caminhoneiros que transportam combustíveis na região Sudeste, está prevista para começar à meia noite de hoje e por tempo indeterminado. Os caminhoneiros reclamam do alto preço dos combustíveis, como o Diesel que pode sofrer reajuste de R$ 0,40 nos próximos dias.
Outro ponto que será colocado em pauta durante a paralisação, é o alerta feito mês passado pela Petrobrás às distribuidoras, de que em novembro não poderá atender todos os pedidos de fornecimento de combustíveis.
A explicação da Petroleira é de que a demanda aumentou de forma atípica e a empresa recebeu pedidos acima de sua capacidade de produção o que acendeu o alerta para as distribuidoras, que apontam para um possível risco de desabastecimento no País.
Segundo a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasilcom), as reduções promovidas pela Petrobras, em alguns casos chegarão a mais de 50% do volume solicitado para compra.
Em divulgação através da imprensa, a Brasilcom explica que o risco de desabastecimento é alto, já que esse corte no fornecimento não conseguirá ser suprido com a importação dos produtos, tendo em vista os elevados preços dos combustíveis no mercado internacional, que estão em patamares bem superiores aos praticados no Brasil.