Neil Young deu um presente de Natal surpresa para os fãs no sábado: o álbum “Summer Songs”, com gravações feitas em 1987 que haviam ficado perdidas por muitos anos. São oito faixas em que Neil Young toca todos os instrumentos.
Quase todas são versões iniciais de canções que mais tarde apareceriam nos álbuns “Freedom”, de 1989, e “Harvest Moon” (“One of These Days”), de 1992. Duas entraram em “American Dream”, disco do Crosby, Stills, Nash & Young de 1988. Só a música “Last of His Kind” é totalmente inédita em estúdio; ela foi tocada ao vivo no festival Farm Aid, em 1987, e depois arquivada.
“Acho que vocês vão gostar dessas gravações muito cool”, escreveu Neil Young, em comunicado aos assinantes dos Arquivos Neil Young – por enquanto “Summer Songs” só está disponível para eles. Neil Young falou especificamente de uma das músicas, que deu título ao disco com Crosby, Stills & Nash em 1988:
“American Dream” parece mais real do que nunca. Como poderia algo tão bom dar errado tão rapidamente? Uau, isso foi um pouco triste. Mas as coisas ainda estão boas aqui na fazenda, certo? Não tão depressa”. O disco “Summer Songs” chega apenas duas semanas após Neil Young ter lançado “Barn”, álbum que assina junto com a banda Crazy Horse.