A compra do edifício A Noite foi oficializada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro pelo valor de R$ 28,9 milhões. O prédio abrigou a Rádio Nacional entre os anos de 1936 e 2012. A prefeitura quer preservar os estúdios e o auditório da emissora.
Localizado na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o edifício A Noite será agora incorporado ao Fundo Imobiliário da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos. A oficialização da compra por parte da prefeitura se deu na última sexta-feira (31).
Segundo disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a prefeitura pretende buscar um investidor privado interessado no imóvel. A compra, segundo Paes, foi motivada por ajudar no processo de recuperação do Centro do Rio de Janeiro.
O edifício A Noite é considerado o primeiro arranha-céu da América Latina. Inaugurado em 1929, a estrutura conta com 22 andares e 102 metros de altura. O edifício ficou conhecido por abrigar o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), o jornal A Noite e a Rádio Nacional.
Prefeitura pode preservar estúdios e auditório da emissora
Com a compra do edifício A Noite, a Prefeitura do Rio de Janeiro quer preservar os estúdios e o auditório que abrigou, no último andar, as instalações da Rádio Nacional no passado, segundo matéria veiculada no portal Diário do Porto.
Os estúdios e o auditório da Rádio Nacional fizeram parte do início da trajetória do rádio no Brasil. O auditório, por exemplo, foi o local das primeiras radionovelas do país.
Com informações da Empresa Brasil de Comunicação e Diário do Porto