A Saerp assinou o contrato de financiamento de mais de R$ 3 milhões junto à Caixa Econômica Federal, para a obtenção de recursos que serão investidos no projeto do estudo para utilização das águas do Rio Pardo no abastecimento de Ribeirão Preto.
O projeto prevê a captação, tratamento e distribuição da água do Rio Pardo para fins de complementação do abastecimento para toda a cidade. A fim de garantir a segurança hídrica, ponto que já vem sendo debatido entre a Saerp e a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), a Secretaria já tem liberada a outorga para a utilização de 3 metros cúbicos/segundo das águas do Rio Pardo.
Com a assinatura do contrato com a Caixa, a Saerp dará início ao processo de licitação para a contratação de uma empresa especializada para a realização do estudo. O projeto do Rio Pardo está divido em etapas, sendo que a primeira, que se refere ao estudo, tem previsão de conclusão de nove meses após a contratação da empresa licitada.
Além de assegurar o abastecimento à população, esse novo projeto da Saerp tem como objetivo a preservação do Aquífero Guarani e garantir a recarga natural do manancial.