Os alunos da rede estadual aprovados pelo Provão Paulista na USP receberão uma bolsa permanência de R$ 800 mensais até o fim do curso. O benefício será pago a 450 estudantes já a partir deste mês de abril.
O convênio que institui o auxílio foi firmado entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Universidade de São Paulo (USP). O investimento no pagamento da bolsa permanência nos próximos cinco anos é de quase R$ 65 milhões.
O benefício será direcionado a 30% das 1.500 vagas destinadas à USP no Provão Paulista e voltado a estudantes com renda familiar inferior ou até um salário mínimo e meio.
"O primeiro grande passo foi colocar 15 mil vagas à disposição dos nossos estudantes das escolas públicas nas melhores universidades do país, que estão aqui em São Paulo. Agora que esses estudantes iniciaram, nós estamos preocupados com a sua permanência, com a sua capacidade de continuar os estudos. Então, por isso, o Governo do Estado lança a sua bolsa permanência, com 800 reais para os estudantes poderem tranquilamente continuar toda a sua graduação", explica o secretário da Educação, Renato Feder.
A cada ano, mais 450 alunos oriundos da rede estadual e aprovados no Provão Paulista serão integrados ao projeto. Os valores serão repassados à USP mensalmente, que definirá as regras para adesão à bolsa e métodos de pagamentos. A seleção dos estudantes será por ordem de classificação no Provão Paulista.
Além da renda mensal familiar, assiduidade e acompanhamento do desempenho pela USP serão critérios para a continuidade no projeto. O convênio terá vigência de cinco anos.