O presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta quinta-feira, 4, que o governo federal irá comprar as vacinas desenvolvidas pela Pfizer contra a Covid-19. De acordo com o presidente, a aquisição só foi possível porque o Congresso aprovou o projeto de lei que autoriza União, governos estaduais e municipais a assumirem a responsabilidade por possíveis efeitos adversos dos imunizantes.
Bolsonaro disse que no mês que vem "milhões" de vacinas da Pfizer irão chegar no Brasil, mas afirmou não saber o número exato. Ele não comentou as tratativas com a Janssen, que ocorrem em paralelo. O presidente também reclamou da pressão pela compra de vacinas contra a covid-19. Ele alegou falta de imunizantes no mercado mundial. “Tem idiota que diz 'vai comprar vacina'. Só se for na casa da tua mãe! Não tem para vender no mundo”, concluiu.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu a exclusividade na venda de vacinas para a União para as farmacêuticas Pfizer e Janssen. O pedida visa frear as negociações de Estados e municípios com as farmacêuticas.