O Facebook está desenvolvendo seu próprio player de podcast dentro da rede social. Ainda em construção e sem detalhes exatos, é possível que a nova ferramenta já esteja disponível aos usuários nos próximos meses.
Com a ascensão dos podcasts e a chegada do Clubhouse, as experiências com áudio na internet tem chamado atenção das grandes empresas de tecnologia, e assim foi com o Facebook. Através de seu blog, a empresa anunciou neste mês atualizações na plataforma após observar, além do aumento de chamadas e mensagens de voz pelo WhatsApp e Messenger, a grande quantidade de pessoas conectadas e interessadas em páginas sobre podcasts.
“Mais de 170 milhões de pessoas já estão conectadas a centenas de milhares de páginas de podcast no Facebook, e mais de 35 milhões de pessoas são membros de grupos de fãs em torno de podcasts – mas até agora, você tinha que sair do aplicativo do Facebook para ouvir esses episódios”, diz a empresa no comunicado, prometendo facilitar a vida dos usuários com a possibilidade de ouvir o conteúdo sem sair do app ou até em segundo plano, além de melhorias também no redirecionamento de temas de interesse do perfil.
A empresa chamou as atualizações para a criação de áudio dentro do software de “áudios sociais” e pretende ainda criar a possibilidade de quase um “estúdio de som” no bolso dos usuários, que poderão distribuir seu podcast através de uploads na página do Facebook, porém a maneira exata ainda não está definida.
A companhia também explicou que reconhece a importância de áudios curtos, mas que a chegada dos podcasts na plataforma visa dar oportunidade a “algumas histórias e conversas que merecem mais tempo no ar”.
Recentemente, o Spotify anunciou o lançamento de um miniplayer dentro do Facebook, onde as pessoas conseguirão acessar conteúdos sem necessariamente entrar no app de músicas. Mas, ao que tudo indica, a parceria com a plataforma de streaming será separada do seu player nativo, já que a rede social pretende ir além e se enraizar mais firmemente no mercado de podcasts.
A entrada formal do Facebook em reprodução de podcast significaria que quase todos os gigantes da tecnologia rodariam seus próprios produtos do segmento, incluindo Apple, Google e Amazon, além do Spotify e outros aplicativos menores.
Fonte: The Verge