A taxa mundial de casos de Covid-19 teve uma queda de 12% na semana passada, confirmando a tendência de baixa que começou no final de abril, mas com preocupantes exceções como Brasil, Argentina e Colômbia, de acordo com o relatório epidemiológico da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado nesta quarta-feira (19).
O relatório semanal da OMS aponta que o Brasil foi o segundo país do mundo a registrar mais casos nos últimos sete dias (431 mil), enquanto a Argentina foi o quatro (151 mil) e a Colômbia o quinto (115 mil). Em todos os três países, houve um aumento de infecções em comparação a semana anterior, sempre abaixo de 10%.
Em termos de comparação, nos Estados Unidos teve uma queda de 21% dos casos, nas Américas há uma tendência geral de diminuição das infecções, com 3% menos casos positivos. A queda é ainda mais tendenciosa na Europa, onde as infecções semanais diminuíram 26%, e no Oriente Médio a queda foi de 22%.
Foram mais de 1,5 bilhão de doses aplicadas nas pessoas ao redor do mundo, incluindo 435 milhões na China, 275 milhões nos Estados Unidos, 204 milhões na União Europeia, e 185 milhões na Índia.