Um paciente francês que ficou internado por 33 dias em estado grave com covid-19 no Hospital Ribeirania de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, teve alta hoje, dia 30 de dezembro. Saiu de ambulância com suporte e acompanhado de um enfermeiro, com destino ao aeroporto de Guarulhos, para retorno a Europa.
O paciente deu entrada no Pronto Atendimento do Ribeirania no dia 28 de novembro, no dia seguinte foi para a UTI. Teve que ser intubado no dia 3 de dezembro e foi extubado no dia 13 de dezembro. Com a melhora no quadro clinico, no dia 19 de dezembro recebeu alta da UTI e foi transferido para a Enfermaria, onde continuou o tratamento e permaneceu até hoje.
O homem de 52 anos, não está vacinado contra o coronavirus e chegou ao Brasil no dia 13 de novembro para trabalhar. No dia 15 de novembro apresentou os primeiros sintomas da contaminação. Durante a internação foi submetido a um exame para saber se ele estava infectado com a variante Ômicron, já que ele havia chegado há poucos dias da Europa, e o resultado deu negativo. O sequenciamento genômico feito pelo Instituto Adolfo Lutz apontou infecção pela variante Delta.
A vacinação contra a covid-19 não evita 100% a contaminação, mas diminui as chances de quadros graves, hospitalizações e mortes.