Cerca de cinco milhões de eleitores votaram hoje em Portugal para escolher 230 deputados do Parlamento. No total mais de dez milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro estavam aptos a votar para escolher a constituição da Assembleia da República na próxima legislatura, e de onde sairá o novo Governo. Podem votar para as eleições antecipadas de hoje 10.820.337 eleitores, mais 9.808 do que nas anteriores legislativas, em 2019.
Concorrem a estas legislativas antecipadas 21 partidos, o mesmo número do que em 2019, mas apenas 13 concorrem em todos os círculos eleitorais.
No total, são eleitos 230 deputados à Assembleia da República, de onde sairá o XXIII Governo Constitucional.
Esta será a 17ª vez que os portugueses elegem um Parlamento. Até agora, os partidos à esquerda estiveram nove vezes em maioria, enquanto os partidos à direita foram seis vezes maioritários, e coligaram-se quando necessário para governar.
As eleições foram antecipadas após o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destituir o Parlamento pela não aprovação do orçamento de 2022, ato previsto na Constituição portuguesa.