O governo do brasileiro anunciou a entrada em vigor da terceira e última fase do acordo assinado com o governo dos Estados Unidos (EUA) para facilitar a entrada de brasileiros no país.
A inscrição ao Global Entry fica disponível a todo cidadão brasileiro interessado em simplificar a passagem pelo controle de passaporte nos Estados Unidos.
O Global Entry não substitui a exigência de visto, mas pode acelerar os procedimentos de entrada e saída de estrangeiros autorizados a ingressar em território norte-americano sem passar por filas de imigração nos aeroportos.
Para aderir ao programa, é preciso pagar taxa de US$ 100, que é válida por cinco anos. O trâmite de ingresso nos EUA poderá ser realizado em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos.O governo prevê que a medida estimule contatos empresariais e turismo.
A implementação do programa para cidadãos brasileiros foi coordenada pela Casa Civil e teve envolvimento dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Economia, assim como da Secretaria da Receita Federal e da Polícia Federal.