Turistas, empresários, religiosos, escritores, produtores de vídeo, servidores, pais e mães, mulheres grávidas, crianças de colo: brasileiros. Mais de mil deles. A Operação Voltando em Paz, para repatriar cidadãos da zona de conflito no Oriente Médio, atingiu nesta quarta-feira (18/10) o patamar de 1.135 brasileiros atendidos em voos da Força Aérea Brasileira.
O KC-30 decolou de Tel Aviv, em Israel, às 18h40 (horário local), com destino ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A previsão é de que chegue às 0h20 desta quinta, 19/10. A bordo, 219 passageiros. Com isso, desde a chegada do primeiro voo da operação, na quarta-feira, 11 de outubro, são 1.135 brasileiros repatriados e 24 pets.
AGILIDADE - No mesmo dia em que houve o ataque terrorista a Israel que desencadeou a mais recente escalada de violência na região, no dia 7 de outubro, o Governo Federal criou um gabinete de crise.
As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionados. Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados.
Embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer explicou que toda a equipe fica mobilizada 24 horas para garantir que todos os brasileiros que tenham interesse em voltar sejam transportados. "Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, resumiu Meyer.
A Força Aérea Brasileira foi mobilizada e designou quatro aeronaves, inclusive um avião presidencial, para as ações de resgate. O Governo Federal também garantiu tra
Foto: GOV BR / FAB