Desde a segunda-feira, 9, a Escola Estadual Professor Paulo de Barros Ferraz, localizada na zona norte (Vila Esperança) na cidade de Pirassununga já é uma das cidades de São Paulo que se tornou uma Escola Cívico- Militar. Isto tudo foi possível pelo trabalho do Vereador Vitor Naressi (PSL), ocupando a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio que encontrou apoio incondicional no Deputado Estadual, Tenente EB Coimbra e, obviamente com aprovação durante a consulta pública onde o processo foi bastante adiantado.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógico e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
O País conta hoje com mais de 200 escolas cívico-militares, que já indicam registros positivos da educação, após a instalação dessas unidades. São eles a melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), redução significativa na evasão escolar e o aumento de alunos estudando no ensino correto.
A implantação de uma Escola Cívico – Militar tem várias etapas: adesão da cidade, escolha da escola, audiência pública com a comunidade escolar, consulta pública com a comunidade escolar, contratação e capacitação dos militares e implementação do Modelo Cívico-Militar nas escolas, o Guarujá já está na fase de contratação e capacitação dos militares.
“Como presidente da frente parlamentar pela implantação das Escolas Cívico-militares e coordenador do tema no Estado de São Paulo acredito ser de suma importância para as cidades receber uma Escola Cívico-Militar, já é comprovado o aumento de 20% da nota no IDEB, diminui 50% a evasão escolar, mais de 70% de alunos no ano correto, só traz melhorias na educação” disse o Deputado Tenente Coimbra.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Deputado.