Um empresário ao ver a situação acionou a Guarda Civil Municipal, onde o secretário Paula André da Tannus, da Segurança Pública Municipal acionou a Defesa Civil para isolar a área, se deslocando para o local juntamente com o Comandante Boldrini e viaturas da GCM.
Ao visualizar o objeto e com a área totalmente isolada, Paulo Tannús, fez contato com o Major PM Faccádio, coordenador Operacional do 36º BPM/I que enviou para Pirassununga, o Tenente PM Seneguine, o qual tem todo conhecimento de explosivo.
O Tenente PM Seneguine rapidamente chegou ao local, onde após breve análise, diante sua larga experiência descartou ser um explosivo.
Rapidamente, usando de imagens de câmeras de segurança da região chegaram até o indivíduo que havia deixado o objeto no local, sendo o indivíduo morador do Edifício em questão que alegou que faz vídeos para colocar no youtube, sendo que tal objeto se tratava de um lixo que não mais estava usando, motivo que o fez levar para o local, ao lado de uma lixeira, não imaginando jamais que tal fato provocaria pânico, se desculpando.