(19) 99889-0922

NO AR

Rádio Web Pop FM

radiowebpopfm.com.br

Pirassununga

MAESTRO EUFROSINO DE AZEVEDO: 135 ANOS

Publicada em 21/11/21 às 15:21h - 168 visualizações

por Rádio Web Pop FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A história da Corporação Musical Pirassununguense e o Coreto Municipal estão intimamente ligados ao dedicado e competente maestro Eufrosino de Azevedo.

Ele nasceu em Pirassununga no ano de 1886. Se estivesse entre nós, completaria 135 anos hoje, dia 20 de novembro.

Naquela época havia sido aprovada apenas a Lei do Ventre Livre (28.09.1871). Seus pais ainda seriam escravos até o dia 13 de maio de 1888, quando aconteceu a abolição da escravatura no Brasil.

Somente em 3 de janeiro de 1889 começou a funcionar em nossa cidade o Cartório de Registro Civil e Anexos para registros gerais de nascimento, óbito e casamento.

Até então tais registros eram apenas realizados nas igrejas. E os escravos não tinham registro de nascimento. Desta forma, Eufrosino de Azevedo não foi registrado no Cartório Civil. Apenas consta a certidão de óbito com uma anotação: morreu aos 89 anos de idade.

Eufrosino de Azevedo era solteiro e não teve filhos. Viveu 89 anos. Além de músico e maestro, também exerceu a profissão de marceneiro, construiu e delineou móveis e instrumentos musicais.

Foi uma pessoa simples e desde criança tinha a música em suas veias. Aos 14 anos iniciou seu aprendizado de violino e por sua habilidade foi convidado a tocar na orquestra que se apresentava no Teatro São Francisco e nas sessões do Paris Cinema mudo.

Autodidata, entusiasmou-se pela aprendizagem e passou a tocar na Banda 16 de Julho e na Banda do Comércio, de nossa cidade. Aprendeu harmonia e contracanto, ajudando o maestro Rubens Parada a fazer arranjos e melhorar o repertório. Assim, com a saída do maestro Rubens Parada, Eufrosino foi indicado para o cargo.

O pesado ofício da marcenaria não o impediu de conduzir a banda suavemente através de sua batuta.

Era dotado de muita paciência, dedicação, seriedade e tolerância. Com amor, ele soube unir os músicos e uma nova Corporação Musical despontou.

Sendo um saxofonista, conhecia muito bem a mecânica e a técnica de todos os instrumentos da Banda, o que lhe permitia ensinar com segurança as posições de cada nota.

Como um verdadeiro sacerdócio, não só por suas qualidades humanas, mas por seu elevado amor à arte, buscou seu ideal de fazer com que os jovens pirassununguenses se interessassem pela música, ingressando na banda.

O maestro Eufrosino de Azevedo permaneceu 30 anos à frente da Corporação Musical Pirassununguense e é de sua autoria muitas das músicas e arranjos que compõem o repertório atual.

Faleceu no dia 4 de junho de 1975.

Israel Foguel.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Vote na enquete
Em qual plataforma você costuma consumir notícias?

 Facebook
 Instagram
 Sites de Notícias
 WhatsApp







PEÇA SUA MÚSICA

(19) 99889-0922

Visitas: 1183532
Usuários Online: 1033
Copyright (c) 2025 - Rádio Web Pop FM -