A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo acredita na gastronomia como grande instrumento de fomento ao turismo e desenvolvimento econômico. O programa Rotas Gastronômicas SP é uma ação que retrata o caminho percorrido pelos produtos da terra, ao longo das estradas, até chegar à mesa do consumidor.
Com a missão de promover o roteiro turístico regional enaltecendo as expressões gastronômicas que usam os produtos da cidade e região, ligados com o desenvolvimento, o projeto Rotas Gastronômicas SP faz você viajar através da gastronomia paulista, conhecendo seus produtos, seus pratos e os atores deste rico cenário de sabores que levam as pessoas a percorrerem quilômetros pelas nossas rodovias.
Na verdade, o Projeto Rotas Gastronômica do Governo do Estado de SP é uma ferramenta muito importante para revelar e valorizar os produtos regionais.
Este Projeto só é aberto aos municípios que atuam na região turística que pertencem e que a região também seja uma região validada e reconhecida pelo Governo do Estado.
“Assim sendo, através da nossa região turística a Associação Regional Encantos da Anhanguera Central (Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Leme, Araras, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras e Descalvado), recebeu na semana retrasada a proposta para se inscrever neste projeto”, diz a Encarregada do Setor de Turismo e membra da Associação e do Comtur, Andreia Boschim.
Foi solicitada uma reunião extraordinária do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo a fim de apontar quais os estabelecimentos que se enquadravam nas regras do projeto para ser feita a inscrição.
“Foram inscritos diversos estabelecimentos de Pirassununga. No último dia 13 de maio, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi informada de que dentre os 30 estabelecimentos selecionados pelo projeto, Pirassununga teve 5 estabelecimentos classificados: João do Mel, Engenho Sherma, Adega Therense, Restaurante César e Venda do Perseu”, conclui Andreia.
Nos próximos dias, Pirassununga receberá a visita de um fotógrafo e um jornalista. Eles conhecerão cada um dos classificados da primeira etapa e avaliarão se realmente cumprem os requisitos para serem agraciados com o projeto.
Nesta fase, dos 30 classificados, serão selecionados 15 estabelecimentos que receberão um programa de divulgação de seus produtos a nível Internacional, com vídeos, site e ampla divulgação nas redes sociais do governo do estado.
(Texto e Imagem: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).