A Prefeitura de Pirassununga, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Associação de Pais e Amigos do Excepcional – APAE inauguraram nesta quarta-feira (16) as novas instalações da APAE 2. Trata-se de uma parceria feito por Termo de Colaboração que visa ampliar a oferta de atendimento na área da educação especial nas etapas da educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais e alunos e alunos com diagnóstico do transtorno do espectro autista.
O prédio, localizado à Ladeira Padre Felipe, 2023, Centro, receberá uma média de 35 crianças, que serão atendidas por esquipe especializada nos turnos da manhã e da tarde. De acordo com o secretário de Educação, José Aílton Carlos Lima Correa, a concretização da APAE 2 é um sonho que se torna realidade.
“Estamos tirando da idealização de um sonho e dando materialização numa obra tão necessária para nossa população e nossa educação: cuidar de nossas crianças que têm condições especiais de autismo com severidade em autismo de graus 2 e 3. Isso é um fato histórico porque há muito tempo nosso município carecia desse serviço”.
O secretário também fez um agradecimento especial ao presidente da APAE, Moacyr Fonseca Júnior. “O sr. Moacyr começou esse trabalho e exportou todo esse referencial educativo para esse público tão diferenciado. Nós continuaremos apoiando a educação inclusiva”, finalizou.
Já o presidente da APAE, Moacyr Fonseca Júnior agradeceu à parceria. “Estou realizado. Eu disse ao prefeito que nós lutávamos há anos sabendo que tínhamos uma demanda reprimida. Conseguimos eliminar uma grande parte, mas eu tenho sonhos e com essa parceria com a Secretaria da Educação e o Poder Executivo do Município nós vamos conseguindo. Estamos realizando muita coisa e é uma gratidão muito grande”.
Para o prefeito Dr. José Carlos Mantovani, a inclusão é essencial para a educação nos dias atuais, “As únicas palavras que podemos dizer do Executivo e da Secretaria de Educação é simplesmente obrigado ao sr, Moacyr e à APAE. Era uma coisa necessária e que já era para ter sido feita, mas hoje estamos concretizando esse sonho. As diferenças não existem aqui. Aqui é escola, aqui é APAE”.
Ao final da cerimônia foram feitas homenagens à diretora pedagógica da APAE, Ellen Carla Alvarenga Verona e à diretora administrativa Jaqueline Bastos Bezerra de Toledo.