O Congresso Nacional abriu, nesta quarta-feira, o ano legislativo de 2022. Estiveram presentes na cerimônia de abertura o presidente Jair Bolsonaro, e o presidente do Supremo, Luiz Fux. A pedido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos começou com 1 minuto de silêncio em memória das mais de 620 mil vítimas da covid-19 e das recentes enchentes em alguns estados do país.
No discurso de abertura o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo vai priorizar, em 2022, assuntos ligados à economia, em especial a Reforma Tributária. O ministro Luiz Fux fez um discurso sucinto e afirmou que o Poder Judiciário continua garantindo os direitos fundamentais da população.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pediu atençao as recomendações das autoridades sanitárias para controle da Covid-19 e também união para aprovar medidas necessárias para o país. Por último, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu a ciência e as vacinas e classificou como "um desafio" a defesa da democracia no ano eleitoral de 2022.