Comunidade científica de ribeirão Preto está assustada com a confirmação de um possível caso da variante do Coronavirus, Ômicron, na cidade. O fato foi confirmado esta tarde, sem maiores detalhes pela Secretaria Municipal da Saúde. Segundo eles, o caso que está sendo investigado é de uma pessoa que esteve na Europa recentemente.
De acordo com pessoas ligadas à Secretaria, técnicos já colheram material da pessoa para análise de sequenciamento genético da amostra, com o objetivo de verificar se trata-se mesmo da variante Ômicron. O paciente está isolado, em quarentena, e será monitorado por técnicos, assim como todas as pessoas que tiveram contato com esse possível contaminado por está nova variante que pode ser mais letal do que a Delta.
Em recente entrevista à imprensa, o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Flávio da Fonseca, comentou sobre o fato dessa nova variante e mostrou-se preocupado pelo "potencial de disseminação gigantesco" dessa nova cepa.
A quantidade e a variedade de mutações na ômicron, algumas delas inéditas, vêm sendo apontadas como motivos de preocupação por cientistas. A nova variante tem uma longa lista de alterações genéticas — 50 no total. Destas, 32 estão na proteína spike (ou espícula) do vírus — a parte que conecta o microorganismo à célula humana para iniciar a infecção.