Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, três em estado grave, e duas mortas, após um desmoronamento de pedras no Lago de Furnas, dentro do condomínio Escarpas dos Lagos, em Capitólio-MG, no início da tarde. O deslizamento atingiu pelo menos 3 lanchas que estavam com turistas nos Canyons existentes no local. O acidente ocorreu após o deslocamento e queda de uma rocha de quartzito, enorme, e que atingiu as lanchas.
As vítimas graves foram levadas pelo Corpo de Bombeiros da cidade de Piumhi, que está atendendo o caso, para a Santa Casa de Passos-MG. Outros 6 turistas tiveram ferimentos leves e foram levados ao Pronto Socorro de São João da Barra.
Pela internet, turistas que estavam em outras lanchas gravaram o momento da queda do paredão rochoso de um dos Cannions. Alguns vídeos mostram que pessoas foram lançadas a metros de altura. Quase 100 pessoas estavam no local dentro de lanchas, muito comum naquela região. A área foi totalmente isolada e o acesso restrito às equipes de resgate.
Os motivos da queda ainda serão analisados por peritos, mas de início um dos fatores mais prováveis foi o solo muito umido pelas fortes chuvas que caem há dias na região, e uma possível tromba d'agua acima das cachoeiras, fez o solo ceder e o paredão deslizar, atingindo as lanchas. Imagens que chegam do local, dão conta de que até crianças estavam nas lanchas.
Segundo o Ten. Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, várias equipes da corporação estão no local, inclusive mergulhadores, e confirmou que os feridos estão sendo levados para Piumhi, que fica a aproximadamente 20 minutos do local, e os mais graves para Passos, que tem melhor infraestrutura de saúde, e que fica a 1 hora de onde o acidente aconteceu.
Ainda não informaçôes de onde são os turistas.