Foi preso há pouco na cidade de Santos o fazendeiro Luiz Augusto Pinheiro de Souza, de Brotas, que ficou conhecido por não alimentar e enterrar vivo Búfalos em sua fazenda. Segundo consta no pedido de prisão, Luis Augusto teria começado os maus tratos aos animais em agosto do ano passado, e só parado após as denúncias, em 21 de novembro. Consta ainda que centenas de Búfalos foram mortos e enterrados na própria fazenda Água Sumida, de mil hectares.
O fazendeiro já havia levado uma multa de R$ 2,1 milhões e, após pagar fiança de R$ 10 mil, foi liberado pela Justiça, e estava foragido. A prisão preventiva dele foi decretada em dezembro. Hoje ele estava saindo de um supermercado em Santos, nas proximidades do clube Ilha Porchat, quando foi detido. No momento da prisão, ele alegou não saber os motivos que estava sendo procurado, e comentou que tudo não passa de uma armação, vinda de pessoas que querem sua fazenda.
Ele já está no Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE), de São Paulo, onde prestará depoimento, e depois encaminhado a uma Penitenciária.