O Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, está com inscrições abertas no polo de Bragança Paulista.
Serão disponibilizadas diversas opções de cursos gratuitos para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos e os interessados podem se inscrever até 4 de março de 2022.
Para realizar a matrícula é necessário comparecer no polo do município, situado na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 – Centro (Centro Cultural Teatro Carlos Gomes), de segunda-feira a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, portanto os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento do candidato, RG do responsável, comprovante de matrícula no ensino regular e comprovante de endereço. A inscrição será realizada por ordem de chegada e as vagas são limitadas.
Após a confirmação da matrícula, o aluno deve acessar o Portal do Aluno e anexar os documentos solicitados. O preenchimento do Questionário Social também é parte integrante do processo de ingresso.
Para participar do Projeto Guri é preciso ter de 6 a 17 anos e 11 meses até o dia 1º de março, para alunos ingressantes no primeiro semestre; e até o dia 1º de setembro para ingressantes no segundo semestre. Não é preciso ter conhecimento prévio em música, nem possuir instrumento musical.
O início das atividades está previsto para o dia 14 de fevereiro e as informações sobre o cronograma de aulas serão enviadas para o responsável após a efetivação da matrícula. Os cursos acontecerão às segundas-feiras e quintas-feiras no período vespertino.
Cada capacitação possui faixa etária mínima apropriada para início em cada curso, considerando razões de caráter pedagógico. Confira a relação de atividades e a faixa etária para cada curso:
- Percussão: 8 anos;
- Clarinete, coral juvenil, flauta transversal e saxofone: 9 anos;
- Eufônio, trombone, trompa, trompete, viola, violino e violoncelo: 10 anos;
- Contrabaixo: 12 anos;
Vale ressaltar que o Projeto Guri foi transferido para as dependências do Centro Cultural Teatro Carlos Gomes, isto é, todas as atividades relacionadas ao programa acontecerão no mesmo local. Mais informações pelo telefone (11) 4034-6570, e-mail polo.bragancapaulista@gurionline.com.br ou no Centro Cultural Teatro Carlos Gomes.
Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 60 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Todos os polos de ensino são geridos pela Santa Marcelina Cultura. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 900 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.