Na terça-feira, 2 de novembro, o Sargento PM Guimarães e o soldado PM Eduarda, do 2º Pelotão com sede na cidade de São João da Boa Vista, da 2ª Cia. PM Ambiental, sediada em Piracicaba-SP, durante desenvolvimento de ações preventivas com o propósito de preservar os recursos naturais da fauna e da flora brasileira.
Durante a “Operação Finados” os policiais da VIATURA – A05220, pelo município de Mococa/SP, no Recanto dos Pássaros, área rural se depararam com irregularidades sobre manutenção de aves silvestres em cativeiro, encontrando um (1) “Tucano-toco” e três (3) “Rosellas”, estes últimos não pertencentes ao estado de SP, ave proveniente da Austrália.
Pássaro “Roselas” provenientes da Austrália
Tucano confinado em pequeno espaço
Diante das irregularidades, foram lavrados Autos de Infração Ambiental no valor de R$ 3.500,00 com base no artigo 25°, parágrafo 3°, inciso “III” e artigo 26 da Resolução SIMA-05/22, sem prejuízo da responsabilização penal nos termos do artigo 29 e 31 da Lei Federal 9.605/98, com relação ao Tucano, o qual permaneceu sob cuidados veterinário e, posteriormente reintroduzido em seu habitat e as ‘Roselas’, por serem provenientes de outro continente ficaram depositados em caráter precário com o próprio infrator.
Fonte – 2ª Cia. PMA