Siqueira foi um dos primeiros youtubers do Brasil e ficou famoso pela criação de seus vídeoblogs em 2010, publicados no canal “maspoxavida”.
O youtuber PC Siqueira , de 37 anos, foi encontrado morto pela Polícia Militar nesta quarta-feira, 27, em um apartamento na zona sul de São Paulo.
A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Metrópoles, que afirma quea polícia chegou ao local às 17h53 e já o encontrou sem vida. O caso foi registrado no 11º DP (Santo Amaro) como suicídio.
Nos últimos dias, o youtuber preocupou os fãs com a última mensagem feita no dia de Natal. “Feliz natal pra você que não tem família, não tem muitos amigos ou não tem grana pra fazer festa. Você não está sozinho!”.
Na publicação, vários comentários se preocupavam com a saúde mental de Siqueira. Dias atrás, depois de ficar algum tempo sem postar nas redes sociais, ele publicou uma foto dizendo “Tô vivo”. No dia 20 de dezembro, ele publicou um vídeo em seu canal no Youtube sobre o término de um relacionamento que durou pouco mais de um ano, e a dificuldade de lidar com o “luto” do fim da relação, bem como a necessidade de ter mais amor próprio.
No começo deste ano, o youtuber foi salvo por bombeiros após tentativa de suicídio. Nas redes sociais, ele chegou a publicar: “Queridos amigos e inimigos: ontem tive um episódio de mania que saiu do controle, me expus e expus erroneamente minha parceira ( de ameaçá-lo ), e foi seguido de uma nova tentativa de suicídio. Fui resgatado pelo corpo de bombeiros e agradeço de coração a gentileza especial do sargento que me acompanhou. Estou bem e seguro. Maria ( Watanabe, sua namorada ) também está bem e segura”.
PC sempre deixou claro ao público que era neurodivergente e lidou com ansiedade e depressão por muitos anos. Em 2016, ele chegou a lançar o livro “PC Siqueira está morto”, escrito por Alexandre Matias, no qual detalhava parte do sufoco de lidar com as duas doenças. Ele sempre foi bastante ativista sobre o tema da saúde mental, tendo inclusive participado da campanha #EuEstou, em conjunto com o Facebook em 2018, que tinha como objetivo a prevenção do suicídio entre jovens e adolescentes no Brasil.
“Já enfrentei situações em que estava emocionalmente instável e costumava falar sobre isso em meus vídeos porque acredito que contar sobre as minhas experiências pode fazer a diferença na minha vida e nas das pessoas que me assistem. Isso me motivou a criar um lugar onde as pessoas pudessem encontrar informações de profissionais de saúde que eles não sabem onde procurar”, disse o youtuber na campanha, em 2018.
Fonte: Exame